quarta-feira, 4 de maio de 2011

Avatar

Como fazer um Currículo


O que é um currículo e para que serve?

Se você gosta de colecionar avatares e está em busca de um avatar difícil, nada melhor do que um currículo para comprovar sua confiança!
O currículo trata tudo de bom que você já fez no Neo, sua história, suas conquistas, tudo. E como na vida real, um currículo tem que ser bem escrito se quiser impressionar! Geralmente é feito em Petpages.

Atenção: Um currículo necessita noções básicas de HTML. Se você não entende completamente nada, clique aqui.

Como começar um currículo?

Ás vezes as pessoas se interessam somente pelo lado da escrita mas esquecem o design de lado. O Design de um currículo também é um ponto muito importante! Não precisa necessariamente ter um design extremamente elaborado, só não precisa ser desleixado.
Se o seu currículo for muito extenso, procure por HTMLs/CSS que dividam a página em tópicos e que seja de fácil de acesso para quem for ler.
Claro, você não precisa ser o rei do html para fazer o design de um currículo. Você pode optar por páginas prontas e estas não faltam em Petpages do Neo e em outros fã sites. Só não esqueça de creditá-las no fim.

Pontos para que o design de um currículo seja bom:

-> Cor e fonte que a pessoa consiga ler. Por exemplo, não escolha um fundo preto com a letra cinza ou um fundobranco com a letra amarela. Ninguém vai querer expremer os olhos para ler seu currículo, então é de suma importância que a cor e fonte estejam de acordo para que a leitura seja fácil.

->Design nem muito simples nem muito exagerado. É difícil ficar no meio a meio. Centralizar um texto e mudar o fundo não pode ser chamado de design. Se preocupe com caixas, formas e formatos. Divida em tópicos. Mas cuidado, não exagere, pois quem ler pode ficar perdido.

-> Tenha uma imagem de abertura. Não precisa ser o rei do photoshop para isso. Pegue uma imagem se seu gosto, escreva algo interessante e coloque. Isso é somente para dar beleza. Se o seu currículo estiver dividido em tópicos, é válido colocar uma imagem para cada tópico, desde que a mesma não seja grande.

-> Sempre que iniciar um título de um novo tópico, coloque o título em destaque, com a cor em negrito ou itálico, e com a letra grande.

Introdução

A regra é simples: Currículo não tem introdução. Por quê? Veja o significado de introdução:

1. Discurso preliminar em que se expõe ordinariamente o motivo de uma obra, os processos nela seguidos, etc.

Se as pessoas procuram seu currículo ou você mostra seu currículo para as pessoas é pelo simples fato de você querer transmitir confiança a elas e elas sabem muito bem o que vão ver em um currículo (ou pelo menos gostariam de ver). Você não precisa escrever uma introdução só para dizer isso!

Mas caso você tenha mais algum motivo em especial para escrever o currículo, coloque no Sobre Você e tente resumir este motivo em uma frase.

Sobre você

Nada melhor do que começar um currículo falando sobre você. É uma tarefa meio difícil. O que é importa, o que não importa? Bem, comece com o básico: Seu nome, sua idade, a quanto tempo joga Neopets, se já teve outras contas, se já tomou advertência, porque resolveu jogar Neopets, o que mais gosta no jogo e por aí vai. Não precisa fazer uma descrição completa sobre sua pessoa, as pessoas não vão lá para saber se você gosta mais de strogonoff do que a lasanha e que você toma sorvete aos sábados. Não faça do "Sobre você" um resumo do seu dia-a-dia, esse não é o objetivo! Escreva o necessário, conte um pouco de sua história no Neopets, é isso que quem lê quer saber.

Pontos para que o Sobre Você seja bom:

-> Breve apresentação sobre quem você é (nome, idade, apelidos, etc).

-> Sua histórias no Neopets (quando começou a jogar, quantas contas teve, como conheceu o site).

-> Conte o que você faz no Neopets. Se participa de tópicos, se faz algo em especial, como por exemplo, escrever para o Neopian Times.

-> Não conte um resumo sobre sua vida.

-> Fale apenas de coisas relevantes.

Metas

As metas não servem apenas para os outros verem quais são seus objetivos, mas também servem para você ter um controle do seus sonhos e não enjoar do Neo nunca. É válido colocá-las no Sobre Você mas criar um tópico exclusivo para elas é melhor ainda.
Mas, quais metas criar? Isso fica todo a critério seu! As metas também são uma forma de mostrar coisas que você tem de forma oculta. Por exemplo, se você tem marcado como completo uma meta de comprar ZDAP, todos saberão que você tem um item caro de avatar, o que passa muita confiança! Existem metas de todos os tipos, como, por exemplo, obter o laboratório, ter determinada cor de pet, comprar um item entre outras coisas.
Para que sua lista de metas fique organizada, estabeleça no mínimo 3 metas e no máximo 10. Crie legendas como - () incompleto | (/) quase completo | (x) completo - Ajuda o leitor saber se você está se esforçando para conseguir as metas. Assim que sua lista de metas estiver completa, apague e comece outra e ainda pode deixar bem claro isso, colocando o título do tópico como metas 2.0 por exemplo.

Pontos para que o tópico de Metas seja bom:

-> Organize em forma de lista.

-> Crie uma legenda.

-> Não coloque muitas metas de uma vez, ocupa espaço demais no currículo.

-> Também não coloque uma ou duas metas. Senão este tópico nem seria preciso.

Avatares

A parte mais importante de um currículo - Avatares. Aqui você deve dizer quantos avatares têm e mostrá-los, dividindo em categorias, assim como no nosso guia: Pets, petpets, arena de batalha e assim por diante. Você também pode colocar os avatares de que precisa, colocando nos subtópicos dos avatares que você tem ou criando outro subtópico especialmente para eles.
Mas como colocar estes avatares? Simples, apenas coloque a imagem de todos eles. Não precisa escrever o nome deles, nem nada. Mas cuidado, muitas pessoas, não querendo colocar imagens, escrevem: Tenho todos os avatares de X categoria. Mas o que você considera de uma categoria, outra pessoa pode não considerar! Então é bom que você ponha todas as imagens.
Lembre-se também que sempre que ganhar um avatar novo, atualizar a sua lista.

Pontos para que o tópico de Avatares seja bom:

-> Tenha imagem de todos os avatares.

-> Divida em tópicos.

-> Se possível, coloque os avatares de que você mais precisa.

Conquistas

Você ainda pode impressionar quem ler criando um tópico de conquistas. Esta parte é muito simples - Escreva suas conquistas mais relevantes no Neopets e algumas metas que você completou que são super importantes!
Ainda é válido colocar datas para que todos possam ver a sua evolução no Neopets.
Uma das partes mais importantes em Conquistas é listar os avatares que você pegou emprestado e se foi Free ou se foi com Collat (grátis ou usando NPs) e ainda melhor se você souber quem foram os usuários que lhe emprestou, pois assim, quem ler pode confirmar a veraricidade dos fatos.

Pontos para que o tópico de Conquistas seja bom:


-> Organize por datas

-> Conquistas mais importantes listadas primeiro

-> Listar avatares emprestados

-> Listar o nome dos usuários que emprestaram

Créditos

A última parte de seu currículo sãos os créditos que também pode ser chamado de Agradecimentos Especiais. Aqui você vai creditar o usuário que fez o desing (caso você não tenha) e agradecer alguns usuários por algo importante que eles fizeram a você.

Traduzindo


Se você sabe inglês nada melhor do que criar uma "English Version" do seu currículo! Assim, além de tentar impressionar brasileiros/portugueses você pode mostrar seu currículo à americanos/canadenses/britânicos!
Mas lembre-se que o Google Tradutor não é a melhor ferramente para se traduzir um texto! Caso você não saiba inglês, procure alguém que saiba e peça a ela para te ajudar, só não se esqueça de creditar no final.
Citei a tradução em inglês porque é o idioma mais utilizado no Neo, mas se você quiser traduzir ainda para as outras línguas que são usadas no Neo pode ficar à vontade!

Enfim, boa sorte na criação de seu currículo e não se esqueça de fazer o mais importante: Divulgar! Coloque o link na sua assinatura, pois é a melhor forma para que as pessoas saibam do seu currículo. Ainda é válido criar um banner e deixar no perfil de usuário, loja, galeria e onde mais quiser!

Créditos:Cosma

Nenhum comentário:

Postar um comentário