domingo, 16 de setembro de 2012

Avatar

Análise da Trama: Jornada à Ilha Perdida


A Trama Jornada à Ilha Perdida foi uma pequena trama que apresentou o destemido herói Roxton A. Colchester III se aventurando junto a um pequeno grupo de pesquisadores para uma Ilha Misteriosa e Inexplorada. A Trama ocorreu entre 1 de Maio de 2007 á 1 de Junho de 2007 (32 dias) e foi a primeira trama com visual moderno do site (visual usado atualmente).

Prólogo

No dia 26/04/2007 ocorreu uma atualização geral do Neopets, onde a Barra Vertical da Esquerda sumiu dando espaço a Barra Horizontal com Links para os Fóruns,  Sala de Jogos, Lojas e diversas coisas. A Página de Notícias poderia ser acessada mais facilmente. E Foi adicionado uma página de "Em Breve" que dizia que uma trama se aproxima. Na Criptográfia daquela página era possível ver detalhes desta nova Trama, como o nome.

História

No dia 01/05/2007 é dado início a Trama, com link que leva a um diário:
Clicando no faixa em Roxo é mostrado o mapa...
Abaixo do Diário, é possível ver um Botão de "Ir para a Aventura", clicando ali, você chegava nos quadrinhos do Capítulo 1 que mostrava um Palestrante e seu ajudante falando de um Diário antes em Decifrável, mas graça uma descoberta de Lilian Fairweather foi possível revelar que Diário a falava de uma Ilha Inexplorada. Os ouvintes da Palestra não gostaram, dizendo que isso era Mentira. O Palestrante continua dizendo enquanto os ouvintes saem que isso pode ser uma Grande Descoberta e quando a maioria parece desinteressada a uma expedição, eis que aparece um Destemido Lutari, Roxton A. Colchester III aceita a proposta do Palestrante, Hugo Fairweather  seu Ajudante Weather.
Sem Esperar, todos seguem em Busca de um navio na Ilha Krawk, entretanto ninguém parece confiar num diário de Murph Língua Louca, um naufrago que foi encontrado há alguns anos dizendo que visitou um lugar amaldiçoado. Ninguém aceitaria oferta, talvez apenas um Capitão, então o grupo segue em busca do Capitão Rourke e não demora a encontrar. Ele primeiro recusa mas depois de um bom incentivo financeiro, ele concorda e todos seguem para seu Navio, SS Primella, na manhã seguinte. Pouco confiante, Capitão Rourke parte com o Navio junto com os Pesquisadores Weather, Hugo Fairweather, sua sobrinha Lilian e o aventureiro Roxton. Depois de um pequeno acontecimento se descobre um Cladestino no Navio, Scrap - que estava fugindo de um crime que não cometeu. Depois de muita discussão com o Capitão sobre Clandestinagem, o Capitão aceita Scrap na tripulação, e claro ele deveria trabalhar por isso. Assim ficou a disponível a primeira atividade da Trama .

Atividade 1 - Limpando o Convés

Scrap recebeu a ordem do Capitão Rourke de limpar o convés. No jogo, o usuário deveria colocar todos os artigos em uma área quadrada, para que o convés fique mais organizado.

Ao todo, Havia três níveis para ser completado. Todos os quebra-cabeça eram aleatórios. E ao completar,  Scrap estava mostrando bom trabalho ao Capitão.

 Já no dia seguinte, dia 02/05/2007 é lançando o novo capítulo 2 junto com novas informações do Diário
O Capítulo mostra que eles estão em uma tempestade que durou 3 dias, entretanto o Capitão conseguiu manter o curso até que eles conseguissem ver Terra. Entretanto, a Tempestade é forte e o Barco não aguenta e vira. Todos conseguem chegar a margem da Ilha, mas o barco fica em Pedaços. Enquanto Hugo comemora, Roukle endoida e exige que deixem de explorar a ilha para consertar o navio. Roxton convence o Capitão a consertar seu Barco, com ajuda de Scrap enquanto isso, os demais se aventuram na Ilha misteriosa e não demora muito para encontrarem um problema - Um Monstro gigantesco.

Assim fica disponível primeiro adversário na Arena de Batalha, o Monstro Faminto (dificuldade 15), não foi um adversário tão difícil, ganhando dele ele aumentava 1,5 do HP dos seus 15 de HP Inicial.

No dia 07/05/2007 foi lançando o Capítulo 3 e grande atualizações no Diário:
Lilian vê o monstro se aproximando e de repente ele ataca... outro monstro átras dela. Roxton consegue tirar ela do mei do caminho e diz que seria mlehore retornar já que eles não estão preparados para isso. Mas os Pesquisadores não estão nem ai e continuam explorando a floresta e acham outras criaturas mas desta vez eles são herbívoros. Próximo, Roxton encontram esqueletos de outra critura e se preocupa com o que o devorou e novamente diz que seria bom voltar. Mas era tarde, os pesquisadores exploradores seguiam em frente reparando na flora, Hugo dizia que aquelas descobertas poderiam acabar com muitas teorias enquanto Lilian falava de seu Hobby sobre as flores que deixariam Botânicos ocupados por muito tempo. No Meio do passeio eles descobrem uma Grande Construção na qual Murph descreve como um templo. Roxton imagina como eles poderiam entrar.

A Atividade só veio um pouco depois, no dia 11/05/2007 ficou a disponível a segunda atividade da Trama. Novamente com um Link na página do diário, era possível acessar a atividade:

Atividade 2 : O Cadeado

Quem construiu o templo não queria que qualquer um pudesse entrar. Na porta, havia um símbolos em diferentes, esse níveis que poderiam ser movimentado criado combinações, semelhante ao Jogo Túnel do Tempo.
Os Sinais acima da roda indicavam o progresso. Se fosse sinal verde o símbolo estaria no lugar certo, se fosse sinal amarelo, o símbolo estava certo porém em lugar errado, se fosse sinal vermelho, tanto o símbolo como a posição estariam errado. Você tinha 10 tentativas (número incerto) para finalizar o desafio.
Haviam 3 Níveis, onde em cada nível os Contornos do Circulo aumentavam  - nível 1 havia 4, no nível 2 havia 5 e no nível 3 havia 6.
Um pouco complicado mas não impossível.

No dia 16/05/2007 sai mais uma parte do diário...
... e também o capítulo 4, ao adentra ao templo eles encontram anotações, essas nã relatadas no diário de murph que revelam que as criaturas da ilha não são nada mais nada menos que petpetpets gigantes. No templo eles encontram ovos e logo são tacados por um Moach gigantesco.
Eles fogem e são perseguidos pelo monstro. Hugo e Weather seguem na frente atrevessando um penhasco por um tronco, enquanto Lilian fica presa em algumas ervas e é salva por Roxton. Ao Atrevesar o troco, o Moach ataca, e por pouco Roxton e Lilian consegue se salvar, mas eles ficam separados de Hugo e Weather.

No dia 17/05/2007, uma surpresa aparece, fica disponível segundo adversário na Arena de Batalha, o Moach Monstruoso(dificuldade 75) bem mais complicado que o primeiro adversário, cada vitória aumentava 7,9 de HP dos 75 de HP inicial.

No dia 23/05/2007 sai uma importante parte do diário...
... e o capítulo 5,  mostrando que por pouco, Lilian e Roxton conseguem escapar do monstro que os perseguiam. Ao Mesmo tempo que tentam encontrar o caminho de volta, ambos encontram o recanto dos petpetpets gigantes, e por um descuidos eles vão visitar. Enquanto isso, Professor Hugo e Weather chegam ao Capitão Rourke e Scrap e contam as más notícias sobre os Petpetpets gigantes, Rourke também revela que a ilha se movimenta. Depois de ouvir um grande barulho, Rourke decide sair dali de qualquer jeito.

No dia seguinte, dia 24/05/2007 ficou a disponível a primeira parte da terceira atividade da Trama. Foi a atividade mais difícil da Trama.

Atividade 3 - Parte 1 - Construindo o Barco

A Missão agora era consertar o barco o mais rápido possível para os sobreviventes escaparem daquela ilha Terrível, mas para isso o barco precisava ser consertado. Antes disso, alguns artigos para consertar o barco poderiam ser obtido:
- Ao Ler capítulo 4, você obteria a Espinhos.
- Ao Completar a atividade 2 da trama (ou visitar o link), você obteria o Martelo.
- Em algum pixel do mapa Murphy Língua Louca, é possível encontrar a mandígula e a Vinha. (Era aleatório de usuário para usuário, mas muitos encontravam próximo a imagem do Mootix, olha o código HTML era possível ver a localização exata).
Com esses 4 artigos em mãos, hora de seguir para a atividade 3, clicando no último quadrinho do capítulo 5, você chegará no Navio e com vários caminhos para seguir, esses caminhos são extremamente semelhante ao enigma 3 da Trama Conto do Infortúnio, só que desta vez numa selva.

No Labirinto, você encontraria um galho (que irá ser cortado com ajuda da mandígula), uma tubulação, um timão, um balde e algumas tábuas. Tendo assim no total 9 itens que ao chegar no barco estará quase pronto.

No dia 30/05/2007 sai o Capítulo 6
Ápos consertar boa parte do Navio, o capitão anuncia que o navio não está perfeito mas ainda pode flutuar e que ele irá partir, mesmo sem o retorno de  Roxton e Lilian. Scrap então tira pedaço do leme e assim, enquanto Rouke tenta pegar Scrap, Lilian e Roxton aparecem correndo de um bando de petpetpets gigantes.
Os Petpets quase ataca o capitão que é salvo por Scrap, Roxton tenta despistá-los quando os demais estão fugindo no barco, Roxton pula de uma pedra e vai nadando até o barco.

No mesmo dia fica disponível o disponível terceiro adversário na Arena de Batalha, a Horda de Petpets (dificuldade 235) era pouco mais fraco que o segundo adversário entretanto tinha o HP bem maior, 235 e aumenta 23 pontos cada vez que o derrotava.

Também ficou disponível a segundo parte da Atividade 3.

Atividade 3 - Parte 2 - De volta ao Navio

De volta atividade, lendo o capítulo 6 irá aparecer no inventário a concha, o artigo final. Agora, você deveria usar os artigos na seguinte ordem: vinhas, tábuas, espinhos, martelo, balde, galho, tubulação, timão e concha.
(Observação: Era possível adicionar os 8 primeiros artigos ao navio, na parte 1.)
As vinhas eram usadas para amarrar o navio, as tábuas, os espinhos e o martelo, para consertar o furo no casco; o balde para retirar a água. Então a tubulação e o timão deveriam ser trocados e, por último, a concha seria usada para cortar as vinhas e soltar o navio.
Assim finalizava esta a atividade completamente.

No dia 01/06/2007 sai...
...o Capítulo 7 mostrava o grupo a salvo no Navio, entretanto Hugo estava triste pois eles visitaram o local mas não tinha provam de sua existência. De repente Lilian surpreende mostrando a fruta que ela recolheu da ilha. Roxton mostra preocupação com Scrap pois quando em volta talvez ele esteja em perigo entretanto Rouker oferece um emprego ali já que ele foi muito útil e rumo ao por do Sol chegamos ao "Fim?"

Participação e Premiação

A Participação dos usuários foi calculada em base nas 3 Atividades e nas 3 Lutas que eles participaram.
Todos atividades ficaram ativas até o final do dia 01/06/2007.
A Primeira luta ficou ativa entre os dias 2 á 7 de Maio de 2007
A Segunda luta ficou ativa entre os dias 17 á 23 de Maio de 2007
A Terceira luta ficou ativa no dia 30/06 e 01/07 de 2007

Os Usuários foram premiados com pontos baseados em sua participação. Quantos mais participavam, mais pontos eram ganhos. Infelizmente, não se sabe quantos pontos foi dado para cada atividade ou luta.

No dia 06/06/2007 foi lançando a Página de Solução e a Loja de Prêmios da Jornada à Ilha Perdida.

Todos aqueles que fizeram pelo menos uma atividade ou ganharam pelo menos uma luta, conseguiram o Troféu da Trama e pontos. Abaixo do nome do Troféu é possível ver quantos pontos de participação você fez na trama.

Explorador de Ilhas

Os pontos de participação poderiam ser trocados por prêmios na loja, na loja havia os seguintes prêmios:

Chaveiro de Werther
25 pontos
Brinquedo
SS Primella de Montar
50 pontos
Brinquedo
Professor Hugo Fairweather com Cabeça Balançante
100 pontos
Brinquedo
Salva-Vidas do SS Primella
200 pontos
Móvel
Scrap de Pelúcia
300 pontos
Pelúcias
Bonequinha de Lilian Fairweather
400 pontos
Brinquedo
Arqueologia - Descobrindo o Mundo
500 pontos
Livro
Mandíbula Gigante
600 pontos
Jardinagem
Lentes de Percepção
650 pontos
Aplicável
Bonequinho de Roxton A. Colchester III
700 pontos
Brinquedo
Moach Monstruoso de Pelúcia
750 pontos
Pelúcias
Padrões de Crescimento dos Petpetpets.
800 pontos
Livro
Rascunho da Ilha Perdida
900 pontos
Móvel
Flor Venenosa
1000 pontos
Equipamento
Chapéu de Aventureiro
1100 pontos
Aplicável
Martelo Improvisado do Navio
1250 pontos
Equipamento

Curiosidades
  • Na Segunda página do primeiro capítulo é possível ver ao fundo de alguns dos quadrados Garin, Jacques, Linae e Bruno.
  • Alguns dizem que o Yurble Laranja que aparece na primeira página do primeiro capítulo, faz referência ao Yurble Capataz da Trama de Altador e Deserto Perdido.
  • No mesmo quadrinho do Yurble Laranja, é visto um Lupe Azul e uma Aisha amarela, onde muitos dizem que faz referência a Lisha e Jeran, da trama Batalha por Meridell.
  • Na segunda página, em um dos quadrinho é possível ver na parede uma pintura que faz referência a série de quadros "Cães jogando Poker" de C. M. Coolidge
  •  Roxton A. Colchester III é baseado no personagem Lord John Roxton (ou Lord John Richard Roxton), o caçador no livro e série "O Mundo Perdido". A História de "Mundo Perdido" também é semelhante a história do plot.
Créditos: Jellyneo.net, Neodex e Cleiton

Nenhum comentário:

Postar um comentário